Monday, November 12, 2007

A minha experiência

Agora que já conhecem o meu Tiago, está mais do que na hora de contar como tudo aconteceu... O Tiago decidiu nascer mais cedo, é verdade. Às 34 semanas! Sábado, dia 20 de Outubro, tive de ir de urgência ao hospital porque perdi o tão famoso rolhão! Pensei imediatamente que o parto estava eminente, pois, normalmente, isto é das últimas coisas que acontece, às vezes só acontece mesmo no momento do parto. Fiquei muito assustada! A médica que me atendeu disse que realmente era o rolhão, fez-me o toque, disse que não tinha dilatação e mandou-me para casa. Passaram menos de 24 horas e, no dia seguinte, às 21h, regressei à urgência, mas, desta vez, tinham rebentado as águas. Continuava sem dilatação, mas desta vez fiquei internada pois estava a perder liquido amniótico... Fui para o internamento onde rapidamente comecei a sentir contacções cada vez mais fortes e com um tempo de intervalo cada vez mais reduzido. A médica voltou a ver-me e desta vez já estava com dois dedos de dilatação. Fui para a sala de partos às 11h30. As contracções eram, sem dúvida, fortes mas suportáveis. Levei imediatamente a epidoral (que dói um bocadinho).... Que maravilha, as dores desaparecem completamente! Na sala de partos tive uma óptima equipa: duas enfermeiras e uma médica. Fiz rapidamente a dilatação necessária mas o colo do útero era um bocado estreito... Por isso, levou mais tempo. Apesar de não sentir dor, apercebia-me das contracções e por isso foi muito fácil colaborar, fazendo a máxima força a cada contracção. Foi uma óptima experiência! Às 2h15 do dia 22 o Tiago estava cá fora!! Nasceu com 2,460. Que lindo!!!! É uma experiência única, indescritível... Até aqui tudo óptimo.
Sabia, à partida, que o Tiago, por ser prematuro, teria de ir para a Neonatologia e, por isso, não iria comigo para o quarto. No dia seguinte, logo que me foi possível fui vê-lo. À primeira, foi um choque: estava na sala de cuidados intensivos de Neonatologia com ventilação no nariz(nspap), com soro e com uma sonda na boca! Tudo isto era assustador! Falei com a enfermeira que me tranquilizou um pouco, mas foi muito difícil ver assim o meu filho. No dia seguinte já só tinha o soro.
O tempo foi passando. Eu tive alta no dia 24 mas o Tiago ficou internado por uma semana. Todos os dias ia para o hospital onde ficava das 8h30 às 22h. Era muito cansativo, chegava à noite completamente esgotada (valia o apoio do pai), mas ver a evolução dele foi compensador e fez esquecer todo o cansaço... Ele portou-se muito bem. No final, já mais tranquila, pude perceber que a ventilação que fez inicialmente foi apenas por precaução. O Tiago nasceu prematuramente e com alguma imaturidade respiratória. Nasceu com um gemido... De resto, tinho um óptimo peso e começou a comer muito bem, por isso ao fim do uma semana veio para casa.
Resumindo, foi uma experiência óptima que não me importo de repetir. Mas da próxima só a partir das 37 semanas...

Saturday, November 10, 2007

Saturday, November 3, 2007