
Tuesday, October 30, 2007
Saturday, October 20, 2007
Tuesday, October 16, 2007
Que alívio!
Saturday, October 13, 2007
Descanso obrigatório

E foi assim durante os últimos dois dias graças a um pequeno susto... A semana passada dei conta que tinha engordado 3Kg em pouco mais de uma semana (e eu que antes desses 3 tinha apenas engordado 7Kg) e apercebi-me de que os meus pés estavam extremamente inchados. Não era normal; podia ser do calor, mas nunca se sabe. Decidi então contactar a médica que me mandou ir imediatamente ao consultório dela para medir a tensão e fazer a análise à urina. Assim foi. Na urina nada foi detectado, mas a tensão estava mais alta do que o habitual. Fez-me uma rápida ecografia, verificando o batimento cardíaco do Tiago, os seus movimentos, a circulação sanguínea e algumas medições. Tudo bem. Aconselhou-me a repousar durante estes dias e a reduzir o ritmo de trabalho (podendo mesmo ter de parar definitivamente). Amanhã vou novamente ter com ela. Vai verificar as análises que fiz ao sangue, vai medir-me novamente a tensão e vou fazer a análise à urina. Alertou-me para o risco de pré-eclâmpsia, embora eu não reuna todos os sintomas indicativos. Mas, mais vale prevenir do que remediar. Por isso, e além do descanso absolutamente necessário, vou passar a comer comida sem sal.
Fiquei um pouco asssustada, confesso. Na realidade, tenho tido uma gravidez óptima, sinto-me bem, tenho engordado pouco, o Tiago tem-se desenvolvido optimamente, isto apareceu de repente. Mas agora estou tranquila. Descansei bastante durante o fim-de-semana. Pelo menos os meus pés já ganharam forma! Amanhã vou saber mais, depois da médica ver as minhas análises.
Já comecei a preparação para o parto. Tive duas "aulas": técnicas de respiração e esclarecimento de dúvidas. Tenho gostado bastante. Principalmente dos momentos de conversa. Estou eu e outra grávida exactamente com o mesmo tempo, mas grávida de gémeos. A enfermeira-parteira é muito simpática e bastante receptiva. Tem-se mostrado bastante disponível e esclarecedora! Em casa tenho praticado a respiração. Quem já passou por isso, diz que pode ajudar muito no momento do parto. Vou aplicar-me!
Comecei a fazer a mala para levar para o hospital. Por mais que leia e que fale com outras pessoas tenho ainda algumas dúvidas. Mas acho que a lista está definitivamente feita. Faltam comprar algumas coisas e depois estou pronta!