Saturday, October 13, 2007

Descanso obrigatório


E foi assim durante os últimos dois dias graças a um pequeno susto... A semana passada dei conta que tinha engordado 3Kg em pouco mais de uma semana (e eu que antes desses 3 tinha apenas engordado 7Kg) e apercebi-me de que os meus pés estavam extremamente inchados. Não era normal; podia ser do calor, mas nunca se sabe. Decidi então contactar a médica que me mandou ir imediatamente ao consultório dela para medir a tensão e fazer a análise à urina. Assim foi. Na urina nada foi detectado, mas a tensão estava mais alta do que o habitual. Fez-me uma rápida ecografia, verificando o batimento cardíaco do Tiago, os seus movimentos, a circulação sanguínea e algumas medições. Tudo bem. Aconselhou-me a repousar durante estes dias e a reduzir o ritmo de trabalho (podendo mesmo ter de parar definitivamente). Amanhã vou novamente ter com ela. Vai verificar as análises que fiz ao sangue, vai medir-me novamente a tensão e vou fazer a análise à urina. Alertou-me para o risco de pré-eclâmpsia, embora eu não reuna todos os sintomas indicativos. Mas, mais vale prevenir do que remediar. Por isso, e além do descanso absolutamente necessário, vou passar a comer comida sem sal.

Fiquei um pouco asssustada, confesso. Na realidade, tenho tido uma gravidez óptima, sinto-me bem, tenho engordado pouco, o Tiago tem-se desenvolvido optimamente, isto apareceu de repente. Mas agora estou tranquila. Descansei bastante durante o fim-de-semana. Pelo menos os meus pés já ganharam forma! Amanhã vou saber mais, depois da médica ver as minhas análises.

Já comecei a preparação para o parto. Tive duas "aulas": técnicas de respiração e esclarecimento de dúvidas. Tenho gostado bastante. Principalmente dos momentos de conversa. Estou eu e outra grávida exactamente com o mesmo tempo, mas grávida de gémeos. A enfermeira-parteira é muito simpática e bastante receptiva. Tem-se mostrado bastante disponível e esclarecedora! Em casa tenho praticado a respiração. Quem já passou por isso, diz que pode ajudar muito no momento do parto. Vou aplicar-me!

Comecei a fazer a mala para levar para o hospital. Por mais que leia e que fale com outras pessoas tenho ainda algumas dúvidas. Mas acho que a lista está definitivamente feita. Faltam comprar algumas coisas e depois estou pronta!

4 comments:

Anonymous said...

Esses sustozinhos acontecem...
Descansa muito e prepara-te que o grande dia está a aproximar-se!!!
Que tudo corra bem!

Kella
www.quelahenry.blog.pt

Susana, Sérgio & Madalena said...

Alooooo
Descansa e vais ver que quando voltares aom édico vai estar tudo bem, é normal os pésincharem e o aumento de peso......
Bjs grandes
Susana, Sérgio e Madalena

belnoemi said...

Curiosamente, na sexta e no sábado estava inchadíssima também.
Descansa bem porque daqui a um mês já não há descanso pra ninguém! (mas, como se diz, quem corre por gosto não se cansa, não é?)
hihihihihi
Melhoras!
beijinhos

RB said...

Olá!

O início da vida começa quando um casal se une e dessa ligação brota no ventre da mulher um novo ser, que é amado desde o dia em que é percebido pelos seus progenitores.

Parabéns pela gravidez!

O meu nome é Rute Borges, sou Fisioterapeuta e Psicóloga Educacional e Faço cursos de preparação para o parto em Telheiras.
Se tiveres interessada e quiseres conhecer o meu trabalho vai a http://preparacaoparto.blogspot.com

Um beijo enorme de felicidades